Dores nas costas? Escolha o melhor colchão para a sua coluna!
Escrito em 15 de Janeiro de 2024
Muito tempo na mesma posição, tensões musculares, stress… no final do dia, o seu corpo só pede descanso. E, para isso, precisa de um colchão que ofereça o suporte mais adequado. Só assim poderá fazer uma recuperação eficaz. Caso contrário, podem surgir ou agravarem-se as dores nas costas: um flagelo que, segundo as estatísticas, afeta 80% de todas as pessoas, na zona superior, média ou inferior das costas, pelo menos uma vez na vida. A boa notícia é que escolher o colchão certo para as suas características físicas pode aliviar esse sofrimento. Venha, então, descobrir o modelo feito para si.
Os colchões mais firmes são mesmo os melhores para a coluna?
Por muito que seja essa a crença do senso comum, nenhum estudo científico comprova a teoria. Antes pelo contrário.
Em 2003, a revista médica “The Lancet” publicou uma investigação feita com 313 adultos, que se queixavam de dor lombar. Os participantes avaliaram, aleatoriamente, colchões com diferentes níveis de firmeza e, ao fim de 90 dias, reportaram o que sentiam.
O resultado? Os participantes a quem tinham sido atribuídos colchões de firmeza média tinham menos dor lombar ao levantar, menos dor deitados e menos dor durante o dia, quando comparados com os pacientes que usaram colchões mais rijos.
Ainda assim, nem todos preferiram os colchões de firmeza média. Como explicá-lo?
Na verdade, há sempre um quê de gosto pessoal envolvido na escolha do colchão. Mas a melhor superfície será sempre, mas sempre, aquela que lhe permita dormir sem sentir pontos de pressão.
Dito de outra forma, o melhor colchão para a sua coluna é aquele que suporta bem o seu peso, adaptando-se de forma natural à sua morfologia e permitindo que recupere bem durante a noite.
O material ideal para proteger a sua coluna
Em 2008, outro estudo convidou pacientes com dores crónicas lombares a dormir em colchões de água, em colchões de espuma viscoelástica e, ainda, em colchões considerados mais firmes.
No final, os colchões de espuma viscoelástica, a par dos de água, revelaram ter efeitos positivos na evolução da dor e na qualidade do sono, em oposição aos modelos mais firmes.
Os colchões de espuma viscoelástica são, aliás, frequentemente recomendados pelos especialistas, já que se adaptam aos contornos do corpo, oferecendo suporte e conforto.
Mas, mais uma vez, a subjetividade joga aqui o seu papel: se costuma mexer-se muito durante a noite, os modelos de mola ensacada podem ser a melhor alternativa para si.
Experimente, experimente e experimente
Quando o assunto é escolher um novo colchão para a sua coluna, não há nada como experimentar. Vá mesmo à loja Molaflex ® ou revendedor oficial mais perto de si e experimente vários modelos, em diferentes posições de descanso.
Ao deitar-se de costas, mesmo que não seja essa a sua posição de sono, tente passar a mão entre a região lombar e o colchão. Se houver muito espaço vazio, descarte o modelo em causa, pois é firme demais para o seu físico. Por outro lado, se tiver dificuldade em passar a mão, significa que o colchão é pouco firme e o seu corpo está afundado no material, em vez de estar confortavelmente envolvido.
O objetivo de todas estas tentativas-erro é encontrar o colchão que lhe garanta a melhor postura. Mas desengane-se se pensa que “melhor postura” é sinónimo de coluna absolutamente reta: a boa postura é, antes, o alinhamento mais confortável para o seu corpo. Por isso, se a posição fetal é aquela em que se sente mais repousado, é nessa posição que tem de garantir uma boa adaptação ao colchão.
Depois de escolher o seu colchão Molaflex ® , lembre-se: nem o melhor colchão do mundo poderá aliviar a sua dor de costas, se a almofada estiver a boicotar a recuperação. Garanta que o seu pescoço não fica dobrado ou torcido para trás. O ideal é que o pescoço forme uma linha reta, para que durma relaxado e acorde sem dores.
Para um conforto completo, não deixe, então, de passar por molaflex.com e conhecer as nossas almofadas.